Break 147…

“Quem escreve assim…”

Vamos a uma pausa, só para a risota?

Claro que sim… RIR ainda é de graça!

Acho que a Troika não tem bem a noção de onde se veio meter, e com quem se veio meter!

Se há algo em que os Portugas são peritos, é na ancestral e bela arte do ENGODO.

E como já levamos séculos de treino, não são uns cromos estrangeiros que nos vêm ensinar a gerir o nosso barraco… Nós só queremos é que eles continuem a emitir cheques… E dos bons, com cobertura!

Em 23 Julho de 2012 foi publicada a “Síntese da Execução Orçamental Mensal” referente ao mês de Junho de 2012 (fonte)

Devo salientar que esta Síntese era esperada com especial ansiedade pois nela estava espelhada a nossa capacidade de cumprir, desculpem, aldrabar as contas nacionais… Algo em que somos peritos!

E assim se fez…

Em Junho de 2012 a DGO (Direcção Geral do Orçamento) não aprovou uma grande parte dos pedidos de libertação de créditos elaborados pelos Serviços e Fundos Autónomos (SFA).

Resultado, os SFA não efectuaram pagamentos (no mês de Junho 2012) das facturas (DESPESA) que tinham na sua posse e que deviam ser liquidadas aos respectivos Credores até 30 de Junho de 2012.

Além disto a DGO deu indicação aos mesmos SFA, que eles não podiam ter à data de 30 de Junho de 2012 facturas por pagar com atraso superior a 90 dias da data limite de pagamento das mesmas (isto, é claro, para as facturas que se encontravam lançadas nos registos de contabilidade. As que estão nas gavetas não contam! E muito menos as relativas a despesas efectuadas em 2011 que só por estes dias começam a ver a luz do lançamento contabilístico e pagamento!)…

Resultado… Os que tinham alguns fundos em Caixa lá pagaram o que conseguiram… Os outros nada…

Mas também isto, pagar aos fornecedores, era o de menor importância!

“A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) divulgou esta terça-feira que a dívida do Estado às construtoras ascende a 1,55 mil milhões de euros.

Em comunicado, aquela associação esclareceu que a dívida cresceu, nos primeiros seis meses do ano, 147 milhões de euros.”

Do melhor que podemos ter… Caloteiros até dizer BASTA! Mas não digam… Ok 😆

O objectivo desta simples aldrabice contabilística e financeira, não aprovar os pedidos de libertação de créditos, era óbvia… Provocar um não aumento da DESPESA corrente (excluindo os salários) por forma a que no final do mês de Junho de 2012 e 1º semestre de 2012 a DESPESA não ultrapassasse os tectos acordados com a Troika!

E pronto, plano executado na perfeição, afinal somos Mestres em ENGODO há tanto TEMPO que já nem damos conta…

E claro, a propaganda já saiu às RUAS de Portroikal…

“A execução orçamental relativa ao primeiro semestre do ano revela um panorama menos desfavorável do que se registava em Maio. O boletim de execução orçamental publicado segunda-feira pela Direcção-Geral do Orçamento mostra um decréscimo da despesa do Estado em Junho, que, segundo a DGO, já reflecte parte das medidas de consolidação orçamental aprovadas no OE de 2012”

E já são tantos os comentadores a grunhir nas televisões que a Execução Orçamental é fantástica (tirando as Receitas Fiscais é claro) que o Coelho escusava de vir falar… Mas este Coelho gosta de abrir a boca…

E quem assim fala… Provado fica que não é daqueles que anda APENAS atrás do POTE… Não, não… Que se lixe… o POTE!

Mas um a quem os progenitores não educaram em condições… Mentir é feio… E assim de forma discreta está aberta a campanha eleitoral!

Mas, infelizmente estas maroscas contabilísticas não chegam… e zás!

“Governo prepara cativação de 300 milhões na despesa para travar o défice”

Notícia divulgada no próprio dia (23JUL12) da divulgação da BELA SÍNTESE!

E por falar em BELA… Como anda a nossa BELA DÍVIDA DIRECTA DO ESTADO?!

Estou é curioso para ver a “Síntese da Execução Orçamental Mensal” referente ao mês de Julho de 2012… (Como hoje, data da publicação, já sabemos a de Agosto e o cenário é FABULOSO escuso-me a desperdiçar mais palavras…)

E pronto… Assim se faz em Portroikal!

E a MANADA? Bem a MANADA está(ava) de férias…

E quer lá bem saber disto para alguma coisa!

Afinal de contas já se dão ao trabalho de ir VOTAR, para alguma coisa é!

Felizmente que não está nada desactualizado, pois escrevi estas palavras em 24 de Julho de 2012 e só agora dei conta que não tinha publicado!!! Ai que cromo… Mas também como é para RIR e é, vem sempre em boa altura…

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

15 comentários

  1. Sinceramente Voz!… só me apetece dar-te um abraço! Além de não perdoares, éS um génio! 😉

    NÃO HÁ MAROSCA QUE TE PASSE DESPERCEBIDA, PONTO! 🙂 🙂 🙂

    Responder
    • As hormonas são tramadas, mas os estilos de vida e especialmente o acesso a fontes de água potável e comida natural, têm um grande peso…. Sempre pode haver um ou outro que queira viver neste belo Paraíso durante mais uns anos e decida pela castração… São opções… Se calhar um ideia genial que me deu agora é começar a produzir animais humanos tipo OGM em que os progenitores escolhem “castrado – SIM / NÃO”… Tipo catálogo de compra de automóveis! “Com ou sem air-bags!”

      Obg pela ligação 😉

      Responder
  2. VOZ,

    Agora que li ( desculpa não ter lido antes…) não é graaaande novidade. Esta é na linha do que fez a Nela Ferreira Leite, quando era a Sinistra das Finanças. Se passou então, agora…

    Responder
    • 😆 😆 😆 😆 Pois é, não é grande novidade para ti, para mim, para a Fada e para mais uns poucos…. Para a MANADA deve ser de certeza – mas a MANADA não passa neste pasto – pois pelas baboseiras que continuo a ouvir diariamente… Não fazem a mínima ideia do SISTEMA em que vivem, nem o que fazer para sequer o tentar modificar com alguma eficácia e eficiência!
      Mas também esta mensagem era só para descontrair… Um Break!!! 😉

      Responder
    • Acho que o pessoal é mesmo masoquista! Então queriam cercar o antro da podridão e marcam dia e hora via facebook e etc, e melhor, vão pedir autorização para tal?!?! Acho que têm que começar a pensar noutras maneiras de operar!

      Responder
  3. Voz,

    Simplesmente bom, muito bom.

    Aquele abraço

    Responder
  4. Olá D, só passei para te dizer um olá….
    Já te disse: Desisti da raça humana, seja lá o que isso quer dizer…
    Beijos querido!

    Responder
  5. É exactamente das facturas que estão na gaveta que eu tenho medo.

    A MANADA, Voz? Ora essa… a manada estava na praia. Onde houvera de estar, como sempre está, enquanto as “cartimâncias” estão a ser cozinhadas a todo o vapor.

    tss… tss… ainda se fosse por causa do Benfica… ou do Porto…
    Olhe, até davam dois ou três salários sem piscar, acredita? :-))))

    Responder
    • Os sistemas contabilísticos são tão fáceis de aldrabar (basta constatar o estado em que estamos) que até dá dó! Mas são-no porque interessa a alguém, claro está!

      Ai por FUTEBOL esta MANADA deixa os filhos a passar fome… e bate na mulher/marido se se atrevem a falar mal deste tipo de gasto…

      Mas é assim que as MANADAS são formatados logo desde pequenos… e depois graças ao resto da formatação poucos são os que se conseguem libertam do colete de forças cerebral… e assim ficam por uma VIDA… Alienados e ilusoriamente felizes!

      Abr 😉

      Responder
      • E olha Voz, só acrescento a suas palavras(trazendo a cena para cá) que o Carnaval também serve de motivo para muitos deixaram de pagar suas contas, de pegar dinheiro emprestado e dizer que é para saldar determinada divida,só para ter o prazer de dizer com cara de idiota: Eu estava lá, desfilei pela escola tal…

        Quanto ao modo dos teus conterrâneos espantarem a tristeza e as preocupações que pelo que notamos muitos escolheram não pensar é uma beleza ,bem até fiquei com um poco de “inveja” pois eu nunca fui a praia,rsrsrssrsrsr. Ora por vergonha,ora por receio de voltar toda contaminada,ora por ver a lista das praias imundas e ter ficado ainda mais decepciona,enfim.
        🙂 🙂 *-*

        Responder
  6. O Voz, logo logo descobriremos que ficamos iludidos vagando no labirinto do nada onde fomos aprisionados como gado na fazenda a espera do matadouro por muitos mil anos. Então será tarde demais, se é que já não é… A Melina Mercuri é que já sabia que tudo acabava na praia e nós desdenhamos… Forte abraço, o jogo segue… Fiquemos em Paz, na Luz.

    Responder

Escreve um pensamento... E não te preocupes com nada! Tens neste espaço liberdade total para escreveres o que te apetecer e como te apetecer! Sem restrições!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: