566…

Cabelos ao vento… é uma óptima sensação…

Mas para fazer os cabelos voarem desta forma é preciso estar uma ventania daquelas! E o que é que provoca uma ventania assim?

Ventoinhas…

“Outra vez!?! Este gajo é mesmo burro como uma porta!!! Isso não é uma ventoinha… ESTÚPIDO”

O quê? Não é ventoi…

Pois não… e ainda outro dia me ensinaram o que era…

Deixando de lado estas confusões e a minha nabice, o que leram naquela mensagem é verdade…

Mas nós animais humanos somos providos de inteligência… e como tal mais cedo ou mais tarde havíamos de encontrar uma solução para que os pássaros e outras espécies voadoras deixassem de nos estragar as ventoinhas…. chiça…. as TURBINAS…. as TURBINAS EÓLICAS…

E inventamos… Criamos a Escola Profissional de Acreditação para Espécies Voadoras Não Humanas…

eheh estou a brincar… não foi isto que criamos… mas com a nossa incrível imaginação bem podia ter sido!!!

Uma empresa Portuga criou e está a desenvolver um radar… (afinal não andamos só a criar dívida!!)

De nome BIRDTRACK®

 Ao material… junta-se o programa… e pronto…

Temos um sistema de radar a emitir na Banda X em 9410Mhz com de pico de potência de emissão de 25kW, e na Banda S em 3050Mhz com de pico de potência de emissão de 30kW. A Banda S faz vigilância horizontal, a Banda X faz vertical. Trocando em miúdos este sistema consegue detectar pássaros isolados, bandos e morcegos.

Qual o objectivo? Impedir que os animais voadores estraguem a turbina (agora acertei à 1ª), ou impedir que as pás da turbina (estou a evoluir!!!) estraguem os pássaros… Falta-me saber qual a verdadeira intenção… Mas por breves instantes quero imaginar que estamos a fazer isto para salvar outros animais…

Assim, quando o radar detecta animais voadores e os mesmos estão a voar em direcção às turbinas elas

PARAM

E assim evita-se que seres vivos morram desnecessariamente apenas porque nós queremos produzir energia eléctrica…

Por fim fica-me apenas uma dúvida a assombrar o espírito: Qual será a calibração que a empresa proprietária do parque eólico irá utilizar? Isto é… o sistema bloqueia as turbinas quando aparece apenas um pássaro a voar na direcção do parque? Ou só se vierem 3? Ou 5? Ou um grande bando? Procurei resposta mas ainda não encontrei…

E para terminar…

Com este liga e desliga das ventoinhas… esta moça airosa irá ter dificuldades em tirar fotografias destas… com os Cabelos ao Vento…

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

5 comentários

  1. dBzimmm, você deveria ser escritor, como escreve bemmmm!!!!!
    Beijos

    Responder
  2. olá Rita…

    ihihhihhih EU? Escritor? ihihihihi

    Prefiro dormir… ou ficar a olhar para o espaço…

    Bjhs

    Responder
  3. Porque é que eu olho para isto de testa franzida? Não me parece que tenha futuro… Não me parece que eles queiram que as TURBINAS (hehehe) andem para ai num liga-desliga como se não houvesse amanhã só por causa de uns passaritos… MAs lá está, isto é o meu pessimismo a falar mais alto…

    Responder
  4. Ou realismo… Tendo em conta que estamos a falar do Homem.

    Responder
  5. Olá Ana… pois é… também não me cheira que andem a parar as TURBINAS a torto e a direito…
    No fim será apenas mais uma forma de dar um aspecto mais VERDE e mais ECO aos parques eólicos…

    Bjhs

    Responder

Escrever um pensamento...

