462…

O que é isto?

É, cuidado, L-alfa-aspartil-L-fenilalanina-metil éster, ou E951, ou Aspartame… e foi descoberto por acidente, em 1965 por um químico, que acidentalmente deixou que um bocado deste produto lhe tocasse na boca e deu-se conta que aquilo… era muito docinho!!!

E até é, muito docinho, cerca de 200 vezes mais docinho, que a sacarose! Mas como em tudo nesta Natureza, o que é demais…

Tropecei neste artigo…

Aspartame – Um “Mito Urbano”
Por Ana Raimundo Costa, Dietista.

O aspartame tem sido largamente demonizado por falsas alegações disponibilizadas ao público geral através de websites comerciais, incitando a ingénua repudiação da sua segurança para consumo humano.

O aspartame é um edulcorante artificial de baixo valor energético, utilizado em vários alimentos e bebidas em mais de 100 países. A sua utilização foi, primeiramente, aprovada pela U.S. Food and Drug Administration (FDA) em 1981 para misturas em pó e edulcorantes de mesa de baixo valor energético. Em 1996, foi aprovado o seu uso em todos os alimentos e bebidas.

Antes da sua aprovação, o aspartame foi submetido a uma das mais completas revisões científicas até agora realizadas, tendo sido considerado um dos ingredientes mais testados a nível alimentar.” (ligação)
(Gostei especialmente do “demonizado”… aprecio sempre estas misturas de religião com ciência!!!)

Está a decorrer deste 1990 um estudo, NOMAS, e o pessoal que anda por lá a estudar os AVC (acidente vascular cerebral) chegou à conclusão de que enfardar refrigerantes normais, e em especial os light (sem açúcar) pode provocar AVC (podem ler aqui resumo do estudo, a ligação baixa um ficheiro pdf)

Ora, o substituto do açúcar (sacarose), nestes tais produtos fantásticos sem açúcar, é o E951, ou com mais ternura, o Aspartame. E não faltam estudos, INDEPENDENTES, que demonstram que este químico é tudo menos saudável… Vou-me poupar ao trabalho de escrever e apenas deixo esta ligação

Mas por onde anda o E951?

Por todo o lado…

Nesta imagem estão apenas alguns dos produtos que contém este químico…

Mas a utilização, não se fica pelos produtos alimentares… Não! Não!

Também é utilizado nas drogas legais…

Assim, e após esta lenga-lenga chata, o meu conselho é:

Continuem a enfardar refrigerantes, comidas, drogas legais, como se não houvesse amanhã. Assim estão a ajudar a economia, o desenvolvimento sustentável, a indústria farmacêutica, as pessoas que trabalham na área da investigação… enfim estão a contribuir para a Sociedade Capitalista/Consumista dos nossos sonhos… e não se preocupem com os efeitos secundários… porque no fim de contas o ASPARTAME É Um “Mito Urbano”

P.T.: Eu vou já emborcar uma coca-cola light!

 

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

3 comentários

  1. ehehehe!! por isso o Red Bull me fez um efeito viciante! Da vez que o meu trabalho é físico e diga-se de passagem, relativamente pesado, comecei a beber de vez em quando, depois precisava diáriamente para manter o ritmo… quando dei por mim, parecia um drogado com ressaca, pois acabei por lhe por um ponto final! A minha filha, aconteceu-lhe o mesmo com o maldito Santal! Ora aí está! drogas legais… mas eu continuo a dizer, Voz, que a culpa é do tabaco!
    Obrigada Voz pois tens-nos ajudado muito, a optar por uma vida mais saudável! Nem te passa pela cabeça!
    Obrigada mesmo! De tudo o que expuseste aí, não consumo nada… a minha filha consome yogurtes Continente, mas eu já lhe digo.
    De resto que se matem aí à fartazana! Cada um só retém o que quer e esses que acreditam no que lhes dá jeito, merecem o que lhes poderá acontecer futuramente? Talvez não… mas a verdade é que somos demais a habitar o Planeta! E depois quem te avisa, teu amigo é!

    p.s.Tem graça que ainda ontem avisei uma amiga que estava a beber uma coca-cola light… depois do que aqui aprendi! 🙂

    Responder
  2. Eu já tinha ouvido falar no Aspartame… Quando descobri que causava tumores cerebrais, deixei logo de mascar pastilhas elásticas e de comer o que tivesse nos ingredientes essa bela palavrinha… Só não sabia que também podia chamar-se de E951! Muito provavelmente ainda ando a tomar esa porcaria e nem sabia… Mas pronto, já não me esqueço! E se fosse só o aspartame… juntemos ainda o glutamato monossodico, o xarope de frutose, as gorduras hidrogenadas, os conservantes, corantes… etc etc etc. Credo!!!

    Responder
  3. Cada vez que inventam, estragam tudo!!!
    Se o açúcar em excesso faz mal , porque não reduzir???Pois isso era problemático para o consumo, então inventasse o Aspartame, que em vez de diabetes provoca cancro…

    Já com os ligths é a mesma coisa, a coca-cola light aumenta o mais o risco de diabetes que a normal.Mas é light é saudável, coca-cola e saúde acho que são 2 palavras que não combinam.

    Outras são as Manteigas se sabemos que em excesso fazem mal, inventasse as de soja que não provocam colesterol , mas curiosamente são de soja transgénica…

    Porque não reduzir naquilo que sabemos que faz mal, em vez de inventar soluções mirabolantes, que no fim de contas são piores..
    E curiosamente são mais caras, isto bate sempre na mesma tecla….

    Saudações

    Responder

Escreve um pensamento... E não te preocupes com nada! Tens neste espaço liberdade total para escreveres o que te apetecer e como te apetecer! Sem restrições!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: