418…

“O Tempo Chegou…” de voltarmos a ter noção do TEMPO…

Confuso? Não vale a pena…

Estamos a viver numa época alucinante em que algo com 24 horas já é passado, já não interessa… E por estarmos a viver neste frenesim temporal já muitos perderam a noção do TEMPO, e pelos vistos a noção do REAL.

Já aqui escrevi sobre o MITO DO NUCLEAR, e é realmente algo em que Nós Humanos nunca nos havíamos de ter metido. (Mensagens sobre o MITO DO NUCLEAR – ver aqui e aqui).

Infelizmente não foi isso que aconteceu e o passado mostra bem que cometemos um grave erro. Desde as Bombas Atómicas utilizadas na 2ª Grande Guerra Mundial, aos imensos arsenais nucleares, às inúmeras bombas com material radioactivo que continuam a ser utilizadas, à explosão do reactor de Chernobyl, às centrais nucleares em funcionamento quando já deviam ter sido desactivadas… enfim temos um Planeta salpicado de verdadeiros perigos para todas as formas de vida existentes, e parece que nada se passa.

E numa das mensagens sobre o MITO DO NUCLEAR, falei sobre Onkalo… Um depósito para o lixo nuclear das centrais finlandesas em funcionamento e futuras!

E é graças a esta instalação que esta mensagem se inicia da forma que inicia.

Tive o raro prazer de ver um bom documentário, o qual penso que nunca verei nos canais portugueses. Não é coisa que gere fluxos financeiros como tal não interessa

Felizmente que tenho a sorte, tal como os leitores desta mensagem, de ter Internet em casa, um luxo nos dias que correm.
E como temos esta sorte fica a seguir o documentário em inglês com sotaque finlandês mas perfeitamente perceptível (sem legendas) (aproveitem enquanto está on-line)

http://video.rutube.ru/d3e13ae1b33b99a30fb88ccf62a058f1

Mas o que me deixou perplexo é o facto das pessoas que estão a desenvolver/estudar/construir Onkalo estarem convictas de que aquilo vai durar e durar e durar… pensam eles que cerca de 100.000 (CEM MIL) anos…

No documentário também fizeram isto… mas eu fui mais longe…

(Clicar na imagem para ampliar)

Se olharem para esta representação do TEMPO rapidamente concluímos, Eu pelo menos concluo, que estas pessoas andam a tomar drogas alucinogénas.

Foi apenas há cerca de 40.000 anos que a nossa espécie iniciou a ocupação de territórios na Euroásia, e há pessoas que acreditam que temos a capacidade de construir algo que vá durar 100.000 (CEM MIL) anos.

Isto é tão hilariante que, a seguir, podem ver o planeamento da obra…

Deram conta? Só no ano 2120, já nenhum de Nós cá está para ver… é que eles contam selar o depósito. E depois de selado a construção cairá no esquecimento, pois 100.000 anos é muita geração. Provavelmente já nem existirá a sub-espécie Homo sapiens sapiens daqui a 100.000 anos mas o NOSSO LIXO NUCLEAR esse cá estará…

Para mim, é simplesmente algo de inaceitável, o que a minha espécie fez, faz e quer continuar a fazer a este Planeta e a todos os Seres Vivos que nele vivem.

Espero que daqui a 3.000.0000 anos já não exista nenhum vestígio de que NÓS por aqui passamos…
3.000.000 anos? Sim… vejam lá estes valores…

Meia-Vida*
Elemento Milhões Anos Anos
Uranium-234 234U 0.246 246,000
Neptunium-237 237Np 2.144 2,144,000
Plutonium-238 238Pu 0.0000877 88
Americium-241 241Am 0.0004322 432

(* “Meia-vida é o tempo necessário para a actividade de um elemento radioactivo ser reduzida à metade da actividade inicial.”)

Sempre que produzimos 234U e o metemos no lixo a meia-vida é o módico TEMPO de  246.000 anos… coisa pouca!

Para MIM… NUCLEAR NÃO OBRIGADO.

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

Escrever um pensamento...

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: