413…

REPENSAR O AQUECIMENTO GLOBAL ANTROPOGÉNICO

Vamos fazer um pausa?

É TEMPO de brincar a “cienlítico”

A quê?

“Cienlítico” é um ser híbrido, uma mistura de Cientista e Político. E o local onde se pode encontrar esta subespécie animal é no IPCC…
São estes tipos que se podem ver nesta “foto”…

E é a “cienlítico” que hoje me apetece brincar!
E brincar com o quê? Deixa-me ver… ah! Já sei… Vou brincar com as linhas de tendência…

(clique para ampliar)

O gráfico mostra a variação da anomalia da temperatura a nível do Globo (oceano e terra) desde 1880 até 2010…
E como se pode observar, estamos numa fase de aquecimento, que enquadrado com o histórico não é nada de significativo, pois o máximo positivo nem chegou sequer a 1º C…
Aliás, os máximos positivos e negativos são muito semelhantes…

Mas, como hoje sou “cienlítico”, e o meu ganha pão depende de eu afirmar e corroborar as tendências e as políticas que os Políticos, que me pagam o salário, querem incutir na cabeça dos Povos, o que faço?

Claro que não digo que este aumento de temperatura é normal, e até desejável, não… isso fazia com que fosse para o desemprego…

Assim, como competente “cienlítico” que sou, pego no gráfico e introduzo uma linha de tendência… Mas não uma linha de tendência qualquer, pois isso não serve, tenho que inserir uma que se adeqúe ao que os meus Patrões desejam… e vai disto e… aí está ele…

(clique para ampliar)

Como podem ver a linha de tendência mostra que no futuro a variação de temperatura vai continuar a subir de forma “assustadora”… e se quiser “assustar” ainda mais o Povinho é inserir uma previsão futura…

(clique para ampliar)

Juntando a estes gráficos uns textos gloriosos e “assustadores” com CO2, Ursos Polares, Degelo, Furacões etc… e o meu emprego está garantido, quiçá até uma promoção e mais fundos para mais e melhor “investigação”!

Mas, e se… por um breve instante de insanidade me desse um ataque de consciência, e em vez de publicar o gráfico acima, publicava o seguinte gráfico, com a seguinte linha de tendência…

(clique para ampliar)

E esticava a corda, e inseria também com uma previsão futura…

(clique para ampliar)

O mais certo era ser logo etiquetado de negacionista, um louco, um “não sabe o que diz”, e acabava sendo mais um desempregado a viver de senhas de refeições!

Pronto… Acabei!
Já não me apetece mais brincar a “cienlítico”

Serviu esta brincadeira para demonstrar como facilmente se fabricam os resultados e cenários futuros que queremos…

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

Escrever um pensamento...

