282…

Ontem passou na RTP2, para variar!, mais um documentário…

O tema

“DEPRESSÃO DAS ABELHAS-MELÍFERAS”
O que considero curioso é a solução que estão a tentar encontrar para este problema… Alterar o DNA das Abelhas para assim não serem infestadas…
Muitas das principais causas estão identificadas neste documentário: excesso de monoculturas, excesso de pesticidas e de outras fontes de poluição, destruição de habitats naturais…
Mas pelos vistos continuamos a achar que dominamos a Natureza e os seus seres apenas porque temos o conhecimento do seu DNA…
Primeiro matamos quase todas… agora estamos em pânico!!! Onde é que já vi este filme?
Para quem não viu aqui ficam os vídeos… a não perder!

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

4 comentários

  1. Quanto tempo durará mesmo a nossa espécie sem abelhas?! meses? anos?
    Eu sabia que ia ar para o torto, mas em vez de se acabar com o mal, “mudam-se” as abelhaa… grande lata!!!

    Responder
  2. Vi agora este “post”, e foi mesmo coincidência: acabo de colocar um post sobre o desaparecimento das abelhas, que me lembrou esta notícia: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/celulares-abelhas-extincao-565631.shtml , pois já há uns tempos que andava para falar no assunto, mas ia-me esquecendo.
    Estranha coincidência! Fiquei mesmo com pena de não ter visto o documentário na RTP ontem.
    Hoje já não tenho tempo, mas em breve venho aqui ver os vídeos.

    Preocupa-me este CCD! A Fada é alérgica, mas bem sabe a falta que elas fazem. Dantes convivíamos com elas. Agora, fugiram e morreram todas.

    Pode ser (optimismo demais, eu sei) que descobertas as causas (e estão lá perto), se possa fazer algo para reverter.

    Responder
  3. Pois… mas raramente fui picada… e preferia andar smpre a tomar anti-histamínicos, do que elas tivessem desaparecido, Nela… nem uma! nem uma… :(( e eu salvei tantas, tantas…

    Responder
  4. @Manuela…
    As causas já se sabem (monoculturas intensivas e gigantescas,destruição habitat, utilização massiva de fitofarmacêuticos, todos combinados levaram e levam a um declino próximo de extinção desta importante espécie. A questão da infestação é uma causa natural que se intensifica devido a uma péssima nutrição e concentração de colmeias geridas por humanos!)… mas como de costume não queremos, por motivos meramente económicos, fazer o que deve ser feito, ao invés armamo-nos em engenheiros genéticos… coisa boa não há-de vir por aí…

    Responder

Escrever um pensamento...

