193…

Gás Não Convencional

Chama-se assim pois é extraído de bacias “não convencionais” como “areias compactas” (tight sands), formações xistosas (shale) e camadas de carvão (coalbed).

A utilização deste gás com origem não convencional tem vindo a aumentar de forma extraordinária. Podemos ver na seguinte imagem o aumento da produção no EUA (dados para “shale”)

Apesar de os EUA terem quantidades potenciais enormes, imagens seguintes,

Bacias de Xisto Orgânico
Bacias de Camadas de Carvão

como de costume para os Americanos não é suficiente, e assim, é vê-los já a planearem a extracção de gás não convencional na Europa através das ditas companhias multi-nacionais

E apesar de nós na Europa termos bacias praticamente equivalentes (em potencial) às dos Americanos

praticamente não as exploramos… ao invés, importamos a maioria do gás… e sempre com tendência a aumentar as importações… (previsões)

E assim continuamos a estar dependentes do exterior e a fazer concessões, por vezes deveras estranhas, aos países exportadores de gás… e ao invés de a Europa começar já hoje a trabalhar para a exploração destas bacias, não… estamos a alterar regulamentos de segurança e armazenagem de gás!

Uma coisa é certa: não será a introdução de energias eólicas, solar, nucleares, oceânicas, biomassa, et caetera, que no futuro próximo irão substituir a utilização do gás natural. Estou convicto que, de igual forma com o petróleo, só deixaremos de utilizar esta fonte de energia quando ela acabar, ou for economicamente inviável. 

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

Escrever um pensamento...

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: