129…

Continuação da mensagem 106...

Óxido Nitroso, outro GEE que aumentou a concentração na atmosfera deste o início da Revolução Industrial, principalmente devido à utilização de fertilizantes à base de nitrogénio. Mas outras são as fontes de emissão, como centrais de energia a combustíveis fósseis, produção de nylon, e claro, os veículos motorizados.

Local

Local

Os Gases Sintéticos (CFC’s), nem necessitam apresentação, digo eu!
Retira-se do nome que não são de origem natural… e foram desenvolvidos para sistemas de refrigeração, gases propulsores e material de limpeza solventes. Foram criados por volta de 1928 e desde então a sua concentração foi sempre a subir, até se ter descoberto que estes gases estavam a destruir a camada de ozono estratosférico. Foi então iniciada uma campanha global de parar a produção deles, e que foi muito bem sucedida. Os valores da concentração estão com tendência para estabilizar e no futuro para diminuir. No entanto como têm uma média de vida de cerca de 100 anos, ainda vão causando danos.

Para terminar vem o Monóxido de Carbono (CO) que não sendo ele próprio um gás considerado GEE tem no entanto influência na produção de metano e ozono troposférico. Como a maior parte das emissões provem de veículos motorizados, o Hemisfério Norte, é onde a sua actuação se mais faz sentir. Mas, também neste caso e após vários anos de aumentos constantes, até cerca do início da década de 1990, tem-se verificado que os valores estão com tendência de diminuição, devido à introdução de catalisadores.

Local

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

Escrever um pensamento...

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: