81…

Por falar em lâmpadas…

Esta é a história de uma lâmpada. E se esta história não reflecte uma forma de sustentabilidade real e realmente eficaz, então não sei que mais fazer(mos)!!!

No ano de 1998 comprei duas lâmpadas 18W-900Lumens (equivalente a uma incandescente de 75 watts) da revolucionária tecnologia fluorescente compacta  Philips SL*18

Comecei a utilizá-las na segunda habitação onde vivi desde que saí da casa-mãe… os anos passaram e em 2001 viajaram comigo para a nova residência da família “voz a 0db” (Açores). Infelizmente uma delas “faleceu” nesta terra…

Em 2004 a família “voz a 0db” regressou ao continente, e a lâmpada regressou com eles…
Estamos em 2009 e a lâmpada ainda funciona… Para mim é surpreendente como uma lâmpada pode durar tanto tempo… já leva onze anos de vida e está(esteve) sempre na divisão cozinha, pelo que sujeita a muitos liga/desliga desde 1998… Aliás a ficha técnica dá-lhe uma vida estimada de 5000h o que equivale a 208 dias, já vai com mais de 4000 dias de vida…

Mas… não há bela sem senão!!! As lâmpadas CFL também têm pequenas quantidades de mercúrio pelo que formas seguras de reciclagem destas lâmpadas têm de ser implementadas, caso contrário corre-se o risco da efectiva contaminação dos solos/águas. De qualquer forma são sem dúvida o que devemos utilizar.

Fica o link para o sítio da Amb3e onde podem encontrar o local mais próximo para deixar as lâmpadas CFL que já não funcionam. O mais grave é que para as lâmpadas incandescentes que têm maior quantidade de mercúrio continua-se a deitar fora via lixo doméstico… incrível!!!

Para saberem mais ler aqui texto em inglês

A seguir deixo o texto traduzido via google (só fiz uma pequena revisão de erros óbvios!):

Perguntas Frequentes

Informações sobre as lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) e Mercúrio

Julho 2008

Por que as pessoas devem usar lâmpadas fluorescentes compactas?

Mudar de lâmpadas tradicionais (chamados incandescente) para lâmpadas fluorescentes compactas é uma forma eficaz, todos simples mudança na América pode fazer agora. Fazendo esta alteração contribuirá para utilizar menos energia em casa e evitar as emissões de gases que levam à mudança climática global. A iluminação representa cerca de 20 por cento da factura eléctrica de origem médio. ENERGY STAR CFLs utilizar até 75 por cento menos energia (electricidade) do que as lâmpadas incandescentes, duram até 10 vezes mais tempo, custam pouco na frente, e proporcionar um rápido retorno sobre o investimento.

Se todos os lares na América passa apenas uma lâmpada incandescente, com um ENERGY STAR CFL, em um ano seria poupar energia suficiente para iluminar mais de 3 milhões de casas. Que impeça a libertação de emissões de gases com efeito igual à de cerca de 800.000 carros.

As CFL contêm mercúrio?

Lâmpadas fluorescentes compactas contêm uma quantidade muito pequena de mercúrio selados dentro do tubo de vidro – uma média de 4 miligramas. Em comparação, os termómetros mais velhos contêm cerca de 500 miligramas de mercúrio – um montante igual ao mercúrio em 125 lâmpadas fluorescentes compactas. O mercúrio é uma parte essencial das lâmpadas fluorescentes compactas, que permite que a lâmpada de ser uma eficiente fonte de luz. Nenhum mercúrio é liberado quando as lâmpadas estão intactas (não quebrada) ou em uso.

 A maioria dos fabricantes de lâmpadas de mercúrio têm reduzido em seus produtos de iluminação fluorescente. Graças aos avanços da tecnologia e um comprometimento dos membros da National Electrical Manufacturers Association, o teor médio de mercúrio em lâmpadas fluorescentes compactas caiu pelo menos 20 por cento no ano passado. Alguns fabricantes têm feito até mesmo uma nova redução, caindo teor de mercúrio de 1,4-2,5 miligramas por lâmpada.

Quais são as emissões de mercúrio causado por seres humanos?

EPA estima os E.U. é responsável pela libertação de 104 toneladas de emissões de mercúrio em cada ano. A maior parte destas emissões vem do carvão, energia eléctrica. Mercúrio liberado no ar é a principal forma que o mercúrio entra na água e bio-se acumula nos peixes. (Comer peixe contaminado com mercúrio é o principal caminho para o ser humano a ser expostos.)

A maioria de vapor de mercúrio dentro lâmpadas fluorescentes fica vinculado ao interior da lâmpada que é utilizado. A EPA estima que o resto do mercúrio dentro de um CFL – cerca de 14 por cento – é liberado no ar ou na água quando ele é enviado para um aterro sanitário, assumindo a lâmpada está quebrada. Portanto, se todos os 290 milhões compactas vendidas em 2007 foram enviados para um aterro sanitário (versus reciclado, como um pior caso) – que gostaria de acrescentar 0,16 mil toneladas, ou 0,16 por cento, para as emissões de mercúrio E.U. causado por seres humanos.

Como resultado Lâmpadas fluorescentes compactas em menos de mercúrio no ambiente, em comparação com as lâmpadas tradicionais?

Utilização de electricidade é a principal fonte de emissões de mercúrio em lâmpadas fluorescentes compactas E.U. utilizar menos energia que as lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas sentido reduzir a quantidade de mercúrio no meio ambiente. Conforme mostrado na tabela abaixo, um 13-watt, 8.000-rated-hora de vida CFL (60-watt equivalente; um tipo de lâmpada comum) vai poupar 376 kWh durante sua vida útil, evitando, assim, 4,5 mg de mercúrio. Se a lâmpada vai para um aterro sanitário, a poupança global de emissões cairia um pouco, para 4,0 mg. EPA recomenda que as lâmpadas fluorescentes compactas são reciclados, sempre que possível, para maximizar a poupança de mercúrio.

Lâmpadas fluorescentes compactas, pois também ajudam a reduzir os gases com efeito de estufa, outros poluentes associados à produção de electricidade, e aterro (porque as lâmpadas duram mais tempo), eles são claramente o vencedor do ambiente quando comparado com as lâmpadas incandescentes tradicionais.



Que precauções devo tomar ao utilizar lâmpadas fluorescentes compactas em minha casa?

Lâmpadas fluorescentes compactas são feitas de vidro e pode quebrar se cair ou aproximadamente manipulados. Tenha cuidado ao remover a lâmpada de sua embalagem, instalá-lo, ou substituí-lo. Sempre parafuso e desapertar a lâmpada por sua base (não de vidro), nunca com força e torcer o CFL a uma tomada de luz. Se uma quebra CFL em sua casa, execute a limpeza recomendações abaixo. Lâmpadas fluorescentes compactas usadas devem ser eliminadas apropriadamente (veja abaixo).

O que devo fazer com um CFL quando se funde?

EPA recomenda que os consumidores usufruam das vantagens disponíveis as opções de reciclagem local para lâmpadas fluorescentes compactas. EPA está trabalhando com fabricantes de CFL e grandes lojistas E.U. para expandir as opções de reciclagem e eliminação. Os consumidores podem entrar em contacto com agência local dos resíduos sólidos urbanos, directamente ou ir para http://www.epa.gov / bulbrecycling ou http://www.earth911.org a identificar as opções de reciclagem local.

Se o seu estado ou local agência de regulamentação ambiental permite que você coloque utilizadas lâmpadas fluorescentes compactas ou quebrados no lixo, vedação da lâmpada em dois sacos plásticos e colocá-lo para o lixo fora, ou outras fora do local protegido, para a recolha de lixo ao lado normal. Nunca envie uma lâmpada fluorescente de mercúrio ou qualquer outro produto contendo um incinerador.

Se o seu produto ENERGY STAR CFL queima antes que ele deveria olhar para a base de CFL para encontrar o nome do fabricante. Visite o site do fabricante na Internet para encontrar as informações de contacto de clientes de serviços para obter informações sobre reembolso ou substituição. Os fabricantes que produzem lâmpadas fluorescentes compactas ENERGY STAR são obrigados a oferecer pelo menos um dois anos de garantia limitada (abrangendo fabricante defeitos) para lâmpadas fluorescentes compactas utilizadas em casa. No futuro, a guardar seus recibos para documentar a data da compra.

Como devo limpar uma lâmpada fluorescente quebrada?

Lâmpadas fluorescentes compactas, pois contêm uma pequena quantidade de mercúrio, a EPA recomenda a limpeza acompanhamento e orientações disposição:

1. Antes de Limpeza: Areje o local

• Ter pessoas e animais de estimação sair da sala, e não deixar ninguém a pé pela área de ruptura em seu caminho para fora.

• Abrir uma janela e sair da sala por 15 minutos ou mais.

• Desligue a central de aquecimento de ar forçado / sistema de ar condicionado, se você tiver um.

2. Etapas de limpeza para superfícies duras

• Cuidadosamente colher fragmentos de vidro e pó usando cartolina ou papelão e colocá-las em um frasco de vidro com tampa de metal (como um pote de conservas) ou em um saco plástico selado.

• Use fita colante, como fita adesiva, para pegar todos os restantes pedaços de vidro e pó.

• Limpe a área limpa com toalhas de papel descartáveis toalhetes húmidos ou molhados. Toalhas Coloque no recipiente de vidro ou saco plástico.

• Não use um aspirador ou vassoura para limpar o bulbo quebrado em superfícies duras.

3. Etapas de limpeza para carpete ou tapete:

• Cuidadosamente pegar fragmentos de vidro e colocá-los em uma jarra de vidro com tampa de metal (como um pote de conservas) ou em um saco plástico selado.

• Use fita colante, como fita adesiva, para pegar todos os restantes pequenos fragmentos de vidro e pó.

• Se a aspiração é necessário depois de todos os materiais visíveis são removidos, por vácuo, a área onde a lâmpada foi quebrado.

• Retire o saco de vácuo (ou vazio e limpe a lata), e colocar o saco de lixo ou restos de vácuo em um saco plástico selado.

4. Clean-up Passos para a roupa, cama, etc:

• Se a roupa da cama ou materiais entram em contacto directo com o vidro quebrado ou que contenham mercúrio em pó do interior do bulbo que pode furar o tecido, a roupa ou roupa de cama deve ser jogado fora. Não lavar a roupa da cama ou porque os fragmentos de mercúrio no vestuário podem contaminar a máquina e / ou poluir águas residuais.

• Você pode, porém, lavar roupa ou outros materiais que tenham sido expostos ao vapor de mercúrio de um CFL quebrado, como a roupa que você está usando quando você limpou o CFL quebradas, enquanto que a roupa não tenha entrado em contato direto com os materiais da lâmpada quebrada.

• Se sapatos entrar em contacto directo com os vidros quebrados ou que contenham mercúrio em pó a partir do bulbo, limpe-os com toalhas de papel descartáveis toalhetes húmidos ou molhados. Coloque as toalhas ou lenços em uma jarra de vidro ou sacos plásticos para descarte.

5. Alienação de Materiais de Limpeza

• Pronto a colocar todos os materiais de limpeza no exterior, em um contêiner de lixo ou de áreas protegidas para a próxima coleta de lixo normal.

• Lave as mãos após a eliminação dos frascos ou sacos plásticos contendo materiais de limpeza.

• Verifique com o governo local ou estadual dispor sobre os requisitos em sua área específica. Alguns estados não permitem a eliminação de tal lixo. Em vez disso, eles exigem que o mercúrio quebrados e ininterrupta contendo lâmpadas de ser levado para um centro de reciclagem local.

6. Futuro de limpeza de carpete ou tapete: Ar Fora da sala durante e após a aspiração

• Os tempos que se seguiram você vácuo, desligar a central de aquecimento de ar forçado / sistema de ar condicionado e abrir uma janela antes de limpar.

• Mantenha o aquecimento central e sistema de ar condicionado desligado e as janelas abertas durante pelo menos 15 minutos após a aspiração está concluída.

O que é mercúrio?

O mercúrio é um elemento (Hg na tabela periódica) que ocorrem naturalmente no ambiente. Emissões de mercúrio no ar pode vir de ambos naturais e antrópicos fontes. Carvão, usinas de energia são a maior fonte de fibras sintéticas, pois o mercúrio que existe naturalmente no carvão é liberado no ar quando o carvão é queimado para produzir eletricidade. Carvão contas de geração de energia por cerca de 40 por cento das emissões de mercúrio para os E.U.

 O uso das lâmpadas fluorescentes compactas reduz a demanda de energia, que ajuda a reduzir as emissões de mercúrio das centrais eléctricas.

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Excelente e completa informação sobre as lâmpadas. Obrigada por partilhar.

    Responder

Escrever um pensamento...

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: