39…

E porque insisto que o TGV, ou melhor, as linhas Lisboa-Porto, Porto-Vigo, e possivelmente as outras duas que estão em estudo, são um total desperdício de dinheiro? Porque considero que se deve canalizar estas enormes quantias para a produção de energia por via solar, eólica e também hídrica? Devido a isto:

4,558,273,000 toneladas de carvão são queimados para produção de energia o que liberta para a atmosfera 16,409,653,200 toneladas de CO2 (apenas refiro o CO2)

3,196,033,970,000 metros cúbicos de gás natural são queimados para produção de energia o que liberta para a atmosfera 6,392,067,940,000 toneladas de CO2 (apenas refiro o CO2)

Isto é parte do que queima-mos para satisfazer a nossa fome de energia que em 2007 se cifrou em qualquer coisa como 17,154,402,852,000 kWh/ano

Os valores são à escala Global.
Agora os valores de Portugal:

48,550,000,000 kWh/ano dos quais 9,626,000,000 kWh/ano são importados!

Consumo de carvão: 6,670,000 toneladas
Consumo de gás natural: 4,112,000,000 metros cúbicos

Com tanto que temos que fazer nesta área, e com tanto dinheiro que é necessário investir, sim investir e não esbanjar, para nos libertar-mos de vez destas formas de produção de energia, e das dependências que elas acarretam, porque teimam os Políticos deste Portugal em construir 5 CINCO linhas de TGV? (relembro que concordo com a linha que liga Portugal ao resto da rede europeia, mas apenas com essa…)

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe um comentário

2 comentários

  1. A ser necessário um TGV (não é líquida tal necessidade), então temos que nos opor à rede madridocêntrica. Começando a linha em Lisboa, deverá rumar ao Porto e Bragança saindo pela fronteira tramontana em Direcção a Burgos, Irun, Paris,… Helsínquia.
    Estamos atratar duma questão que tudo tem a ver com a Soberania Nacional ou com a subserviência a Espanha.
    Henrique Salles da Fonseca

    Responder
  2. Pois é, será esta uma necessidade imperiosa? Tenho algumas dúvidas… Mas mesmo concedendo que temos que estar ligados à rede europeia de alta velocidade, para, se quisermos ir a França e caso tenhamos medo de andar de avião, podermos ir de comboio (até podemos dormir mais pois a viagem é mais duradoira!!!) porquê a linha Lisboa-Madrid? Não sei, e sei… Mas deixo aqui uma ideia para uma Linha:
    Lisboa, Leiria, Coimbra, Porto, Braga, Vila Real e Bragança, ligando-se à linha espanhola em Zamora, que também tem linha planeada para o TGV. Mas enfim sabemos bem que nunca será assim!

    Responder

Escrever um pensamento...

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: